13/09/2012

Parceria Embrapa e CTC incrementa pesquisas para o etanol celulósico

Acordo dará uma guinada estratégica na corrida pela produção desse tipo de biocombustível

Uma parceria anunciada no final de agosto de 2012 entre o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deve potencializar as pesquisas para a produção de etanol celulósico, também chamado de etanol de segunda geração. Para Alfred Szwarc, consultor em Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o acordo dará uma guinada estratégica na corrida pela produção desse tipo de biocombustível.

"Embora algumas tecnologias de produção de etanol celulósico estejam próximas da etapa de produção industrial, ainda há desafios a serem vencidos, especialmente em relação à produtividade e ao custo de produção, e o acordo entre o CTC e a Embrapa pode resultar em avanços importantes nesses campos. Afinal, trata-se de duas instituições de alto nível, reconhecidas internacionalmente, que somam suas competências visando o desenvolvimento de tecnologia nacional," destaca Szwarc. 

Segundo o consultor da UNICA, em função da disponibilidade do bagaço de cana-de-açúcar, a matéria-prima utilizada para fabricar o etanol de segunda geração, esse tipo de tecnologia pode ampliar o rendimento médio de uma unidade produtiva de etanol convencional em 30 a 40%.

Fonte: UNICA

Compartilhe esta Notícia

Informativos Canaçúcar